AviSite
Embora seja cedo para falar do assunto – normalmente as exportações do primeiro bimestre são incipientes, não sinalizando o possível desempenho do ano – é interessante mostrar os países que mais importaram a carne de frango brasileira nos dois primeiros meses de 2015.
Por ora, a melhor promessa está na Coreia do Sul, país que, em 2014, posicionou-se como 14º principal cliente da avicultura brasileira. No bimestre, as exportações para a Coreia do Sul aumentaram 84% em volume e 74% em receita. Podem aumentar ainda mais já que o país, grande importador de frango dos EUA, acaba de embargar todos os produtos avícolas de origem norte-americana.
Quem, no momento, está no lado oposto – o da pior promessa – é Hong Kong que, no bimestre, reduziu em 33% o volume adquirido, com isto recuando da 4ª posição (1º bimestre de 2014) para a 6ª posição.
Notar, neste caso, que normalmente a queda de Hong Kong é compensada pelo aumento das importações da China. Agora, porém, o incremento das importações chinesas (+22%) não cobre a redução de Hong Kong. Assim, somadas as exportações para os dois mercados, receita e volume apresentam redução da ordem em torno de 12%.