Avisite
No quadro abaixo, os 10 principais importadores da carne de frango brasileira nos sete primeiros meses de 2014.
O destaque é a ascensão da Venezuela do sétimo para o quarto posto em decorrência de um aumento de 87% no volume importado e que, por sua vez, gerou receita cambial 90% maior que entre janeiro e julho de 2013.
Uma vez, porém, que apenas outros três países aumentaram suas importações nesse período (China, Reino Unido e Alemanha, fazendo com que o volume destinado aos 10 principais importadores aumentasse 4,5%), a forte expansão venezuelana não foi suficiente para reverter a queda na receita cambial que, entre os 10, continua 2% inferior.
O quadro dos líderes na importação é complementado com as informações de dois países que, no momento, vêm despertando as atenções não só dos exportadores, mas de todo o País: Rússia e México.
A Rússia é, depois da Venezuela, um dos grandes mercados que mais aumentou a importação de carne de frango do Brasil: acréscimo no volume de 30,64% nos sete primeiros meses de 2014, com geração de receita cambial quase 40% maior. E isso fez o país subir da 21ª para a 15ª posição.
O detalhe, neste caso, é que esse crescimento antecede as medidas mais recentes adotadas pelo governo russo, pois o embargo à carne de frango dos EUA, da União Europeia e de outros países data deste mês – mais exatamente, de 7 de agosto. Portanto, a ascensão da Rússia a novas posições tende, doravante, a se acentuar.
Já o México, embora se encontre em posição destacada (28º posto em 2014; no ano passado, nesse período, o México não pontuou, pois suas importações ocorreram a partir de agosto), continua apenas como um mercado promissor. Pois ainda que deva importar volume total de carne de frango da ordem de 700 mil toneladas (projeções do USDA para 2014), até agora adquiriu do Brasil não mais do que 1% desse volume.
A registrar ainda, como curiosidade, que entre os 140 países atendidos pelo Brasil entre janeiro e julho de 2014, a última posição vem sendo ocupada por um novo importador: Kiribati.
Aparentemente desconhecido dos brasileiros (na internet só há referências ao país em outras línguas, não em português), Kiribati foi descoberto pelos exportadores de frango. Trata-se de pequena nação do Pacífico tropical localizada a meio caminho entre o Havaí e a Austrália, oficialmente identificada como República Independente e Soberana de Kiribati. Recebeu até agora duas toneladas de carne de frango do Brasil.
Neste caso é preciso reconhecer que o novo importador não apresenta potencial tão grande quanto, por exemplo, o do México. Pois enquanto os consumidores mexicanos já são mais de 120 milhões, a população de Kiribati não vai muito além das 100 mil pessoas.