Primeiro transplante de rim suíno em paciente humano é concluído


Um avanço significativo recentemente foi alcançado pela medicina, com a contribuição de um médico brasileiro em um transplante de rim suíno em um paciente humano realizado com sucesso.

A cirurgia representa a inovação na busca por soluções de órgãos para transplantes, sendo os de suíno uma alternativa em potencial devido à semelhança física com os órgãos humanos.

O primeiro transplante foi feito em um paciente em estado de extrema gravidade, a qual a opção pela experiência inédita, já que não havia doador compatível e a expectativa de vida era menor que o tempo de espera por um órgão.

Para o momento, concretizado pelas mãos do médico brasieliro, Leonardo Riella, no dia 21 de março de 2024, em Boston (EUA), a equipe que esteve ao lado do cirurgião se dedicou à pesquisa.

A cirurgia foi comandada pelo médico brasileiro Leonardo Riella (Foto: reprodução)

Segundo um estudo publicado em 2017 pela revista Science, alguns vírus que circulam entre os animais podem causar doenças graves em humanos, porém há novas expectativas a partir de uma técnica que permite a edição do código genético. Com isso, os cientistas inativaram um retrovírus suíno. O DNA do ovo fecundado foi manipulado após fertilização in vitro.

Entre as etapas necessárias, outra delas foi garantir a criação dos suínos usados em transplantes em condições estéreis para evitar risco de contaminação, sendo um dos maiores desafios a possibilidade de rejeição do órgão, o crescimento indevido e até a transmissão de doenças.

O Instituto de Transplante Langone da Universidade de Nova York (NYU) já havia realizado tentativas semelhantes anteriormente, como o procedimento que manteve o rim em funcionamento no corpo humano por dois meses até a remoção do órgão.

Na Universidade de Medicina de Maryland, nos EUA, os médicos realizaram ao menos dois xenotransplantes de coração de suíno (técnica da troca de órgãos entre espécies diferentes é denominada de Xenotransplante).


Fonte: ACCS, adaptado pela equipe FeedFood.

Data da Notícia: 28/03/2024
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.