Prevenção da bouba aviária

Avicultura Industrial

A bouba aviária também é conhecida como pipoca ou caroço, acomete os animais do setor avícola trazendo grandes prejuízos.
A doença é comum no plantel, causada por um vírus de dispersão lenta acomete galinhas e perus. Os animais apresentam nódulos na pele, geralmente na região da cabeça e superior do pescoço.
A bouba aviária é mais frequente em épocas de clima quente e chuvoso e também onde existe água parada, uma vez que o transmissor da doença é o mosquito.
Os sintomas da doença são febre, tristeza, penas arrepiadas, nódulos na crista, nódulos na barbela, nódulos na cabeça, nódulos na perna e também nos pés, lesões ao redor das narinas, lesões sobre as pálpebras e placas e bolhas na boca.
A prevenção da doença se dá com a vacinação do plantel, desinfecção dos galinheiros e granjas, combate aos mosquitos vetores da doença e também eliminação da água parada.



Data da Notícia: 21/02/2014
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.