Preço do ovo sobe em fevereiro com menor oferta e maior custo

Estadão Conteúdo

Os preços de ovos terminaram o mês de fevereiro com valorização nas principais praças produtoras e consumidoras do país, informou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq/USP). Além da valorização no mês, os preços superam também os relatados em igual mês do ano passado.

De acordo com o levantamento do Cepea, em Bastos (SP), principal região produtora, o preço médio da caixa com 30 dúzias de ovo tipo extra branco ficou em R$ 77,97 em fevereiro deste ano, quase 15% acima do reportado no mesmo mês de 2015. No mesmo município, o ovo vermelho teve valorização de 10,6% no ano, alcançado o nível de R$ 91,68 a caixa em fevereiro.

Os valores registram alta desde o início do ano. De acordo com pesquisadores do Cepea, a oferta tem se tornado mais restrita em virtude do maior descarte de poedeiras, enquanto a demanda por ovos está aquecida. Com os preços mais elevados do milho e farelo de soja, aumenta o incentivo para abater aves menos produtivas. Além disso, o Cepea aponta que com a alta dos custos de produção, puxada principalmente pelo preço de grãos, "avicultores tentam repassar essas altas aos preços dos ovos".



Data da Notícia: 03/03/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.