Preço do ovo decola em todas as capitais do Brasil

Um levantamento realizado pela empresa de inteligência Horus, em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia (IBRE/FGV), mostra que a dúzia de ovos brancos passou de R$ 10,49 em janeiro para R$ 11,43 em fevereiro.

A capital que registrou a maior inflação foi Fortaleza, com 4,7% de aumento nos preços. Na sequência, vieram São Paulo, com 4,1%, Belo Horizonte, com 3,0%, e Brasília com 2,9%. Já Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador e Manaus registraram menos de 2% de aumento.

Além disso, está faltando ovo nas prateleiras. De acordo com dados da Neogrid, empresa de software para gestão de suprimento o chamado índice de ruptura, medido com base nas vezes em que um item faltou no estoque, atingiu 16% em fevereiro, contra 14,5% em janeiro, sendo que a taxa média do ano passado foi de 13,9%.

De acordo com a Horus, a alta no preço do ovo reflete o aumento no custo de produção e de alimentação das aves, sobretudo o milho e o farelo de soja.

Outro fator é explicado pela inflação dos alimentos em 2022, que pressionou o preço da carne, do frango e de outras proteínas - tornando o ovo o principal substituto.

Leia mais sobre esse assunto em https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/preco-do-ovo-decola-em-todas-as-capitais-do-brasil/20230321-221105-M518
© 2023. Todos direitos reservados a Gessulli Agribusiness. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

Fonte: AVICULTURA INDUSTRIAL

Data da Notícia: 22/03/2023