Preço do frango no mercado internacional recua mais de 5% em um ano

Avisite

Os dados da FAO relativos à evolução de preço das três principais carnes no mercado internacional mostram que a carne de frango iniciou 2014 com uma breve recuperação em relação ao valor alcançado no fechamento de 2013. Mas o ganho obtido, de cerca de meio por cento, continuou insuficiente para reverter o ritmo de queda observado a partir de maio de 2013 e que faz com que o preço médio mais recente tenha ficado 5,17% abaixo do alcançado no mesmo mês do ano passado.

Não é o que ocorre com a carne bovina que, após breve período de estabilidade em meados de 2013, iniciou processo de recuperação de preços ainda em andamento. Em janeiro passado o valor médio alcançado atingiu a marca dos 207,64 pontos (2002/04 = 100), índice que indica a obtenção do melhor preço da carne bovina em todos os tempos.

De toda forma, carne bovina e de frango mantêm evolução relativa de preços muito próxima, já que ambas alcançam índice em torno de 200 pontos. Isso significa que, em relação ao período inicial de acompanhamento pela FAO (2002/04), as duas carnes apresentam percentuais similares de evolução e agora alcançam o dobro do preço registrado no período inicial de contagem.

Não é o que acontece com a carne suína que, no mesmo espaço de tempo, registra valorização pouco superior a 50%.

carnes



Data da Notícia: 18/02/2014
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.