Avisite
Mesmo a expectativa da entrada dos salários neste final de semana e o dia das mães que se aproxima foram motivos suficientes para frear as quedas no preço da caixa de ovos.
Dessa forma, a caixa de ovos sofreu a primeira baixa do mês e caiu para R$61,00 se igualando ao preço praticado no ano passado. Lá, os preços permaneceram o mês inteiro na mesma cotação. Agora, o setor permanece aguardando a necessária reativação do consumo para – num primeiro momento - diminuir as sobras existentes.
A alta disponibilidade atual ainda é reflexo do período pós-quaresma que aliado ao menor consumo de final de mês trouxe uma queda acentuada no consumo de ovos nas três últimas semanas que tornaram o mercado extremamente ofertado. E, segundo a Jox Assessoria Agropecuária, as disponibilidades são excessivas tanto na granja quanto no atacado e varejo.
E, por outro lado, os custos de produção só aumentam. Aliás, as matérias-primas básicas utilizadas na alimentação das aves – milho e farelo de soja - estão com preços bem superiores aos praticados no mesmo período do ano passado. E isso só faz aumentar o prejuízo do avicultor.