Precisão robótica na alimentação de suínos

Semelhante a um carro transportador de alimentos, um equipamento automatizado circula entre as baias de uma granja de suínos, distribuindo ração em quantidades milimetricamente calculadas para os animais, enquanto toca a Suíte Nº1 em Sol Maior para Violoncelo, do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750). Usado em um experimento da Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC), o robô é um exemplo de como os princípios da zootecnia de precisão vêm mudando a realidade das propriedades dedicadas à suinocultura no Brasil. Conduzida no ano passado em parceria com a agtech Roboagro e com a cooperativa catarinense Copérdia, a pesquisa concluiu que dividir a refeição do rebanho em quatro ou cinco porções diferentes – dependendo do mercado-alvo da produção – ao longo do dia melhora a eficiência alimentar.

Para o pesquisador da Embrapa Osmar Dalla Costa, um dos responsáveis pelo estudo, a adoção de técnicas capazes de reduzir o desperdício de insumos e aumentar o controle do processo produtivo é um “caminho sem volta” no setor. “Hoje, o grande desafio é reduzir o custo de produção. Na suinocultura, até 80% (desse gasto) está na alimentação de suínos”, diz. O experimento foi conduzido em duas propriedades de crescimento e terminação de suínos, situadas nos municípios de Aratiba e Presidente Castello Branco, cada uma com duas instalações distintas e 64 baias. Na primeira granja, voltada à produção de suínos para o abastecimento doméstico, foram acompanhados 768 animais suplementados com ractopamina. Na segunda, focada no mercado externo, os pesquisadores avaliaram 832 animais que não receberam o aditivo na ração.

Segundo Dalla Costa, o equipamento da Roboagro possibilitou que os pesquisadores implantassem um esquema de distribuição diferenciada do alimento em horários programados, levando em conta as diferenças de peso dos animais alojados e os horários em que eles se mostram mais dispostos a comer. “Com o robô, você consegue dar mais ração para os animais mais leves e menos ração para os mais pesados. E, conseguindo fornecer uma quantidade maior nas horas mais frescas e usar menos ração nas horas mais quentes, você melhora o desempenho dos animais”, detalha.

No experimento, os animais foram divididos em quatro grupos. Dois deles foram alimentados com ração em porções iguais ao longo do dia – um grupo quatro vezes e o outro em cinco tratamentos. Os outros dois grupos também receberam quatro ou cinco refeições durante o dia, mas em quantidades diferentes – porções maiores pela manhã e à noite (nas horas mais frescas), e menores nas refeições intermediárias. “Os animais nutridos com ractopamina apresentaram melhor conversão alimentar quando foram alimentados com quatro pratos e porções distintas”, explica Dalla Costa. No caso dos suínos destinados à exportação, os melhores resultados foram atingidos com a nutrição realizada durante cinco vezes ao dia em quantidades distintas.

Ao tocar música, convidando os suínos a ir até o comedouro, o robô pode ser um aliado das práticas de bem-estar animal, segundo Dalla Costa. A escolha da peça de Bach, aliás, não é arbitrária. Defendida em 2018, uma tese de doutorado da zootecnista Érica Harue Ito, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba (SP), mostrou que a composição teve efeito positivo no comportamento e no ganho de peso de suínos que a ouviram durante um mês. Por não exigir a ação de um operador, o equipamento também melhora as condições de trabalho na granja. “Os manejadores vão ter mais tempo para observar os animais, ver os que não estão comendo, se estão doentes. (Termina) o trabalho braçal e começa um trabalho de inteligência”, afirma o pesquisador.

O CEO da Roboagro, Giovani Molin, diz que o uso da tecnologia proporciona uma economia média de R$ 15 por animal. Isso significaria uma redução de custos anual de R$ 135 mil por granja, considerando-se que um robô pode atender 3 mil suínos. “Uma integração média no Brasil produz 1 milhão de animais por ano. Então estamos falando de R$ 15 milhões de economia por ano por agroindústria”, estima o executivo. Com capacidade para armazenar uma tonelada de ração a cada ciclo, o equipamento percorre toda a extensão do aviário distribuindo até 9 toneladas de alimento por dia.

Outra vantagem do sistema, explica Molin, é a garantia de gestão em tempo real, já que os dados relativos a todas as atividades do robô podem ser monitorados em uma plataforma digital da Roboagro. Essa função permite detectar problemas com os animais precocemente e adotar medidas corretivas antes do envio para o frigorífico. “O produtor consegue acompanhar o andamento do lote. Se tem de fazer alguma intervenção, tem tempo de fazer isso para garantir um bom resultado”, observa Molin.

Atualmente, segundo o executivo, a Roboagro soma mais de mil robôs em operação, distribuídos entre propriedades no Rio Grande do Sul e nos estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Minas Gerais. Em conjunto com a Embrapa, a empresa já trabalha para incorporar novos recursos às futuras versões do modelo. Uma das melhorias previstas é a inclusão de câmeras para monitoramento de aspectos como peso e temperatura dos animais e de seu comportamento nas baias, além de uma função para distribuir dois tipos de ração (mais e menos concentrada). “A partir da robotização da suinocultura, estão surgindo muitas demandas de ferramentas e práticas que poderiam ser adotadas para garantir os melhores resultados. Estamos agregando sensores, acessórios, implementos ao robô, que, ao percorrer a granja, proporciona a aplicação dessas melhores práticas”, destaca Molin.

Fonte: CORREIO DO POVO

Data da Notícia: 27/03/2023