Prato do dia: ovo mexido com frango desfiado

AviSite

Como um dos principais assuntos do momento é a inflação crescente, principalmente a dos alimentos, o Jornal Nacional, da Rede Globo, tem direcionado algumas de suas reportagens para o elevado preço da carne bovina. Um tema que – quase automaticamente – deságua no estímulo ao consumo da carne de frango, cujos preços continuam acessíveis a praticamente todos os consumidores.

Por exemplo, ontem, 22, ao falar dos resultados do IPCA-15 (levantamento mensal do IBGE que mede as variações de preço entre, aproximadamente, o dia 15 de um mês e o mesmo dia do mês subsequente), o JN voltou à carga. E, em sua mensagem ao consumidor para enfrentar o alto preço da carne bovina, introduziu no cardápio novo ingrediente: o ovo.

O fato é que boa parte da matéria divulgada foi dedicada a um inusitado mexido de ovos com frango desfiado, prato que jornalista e cinegrafista experimentaram. E aprovaram.

Naturalmente, a avicultura agradece. Mas também protesta. Porque o jornalista responsável pela matéria fez do ovo o alimento que mais aumentou de preço em relação ao frango ou, mesmo à carne bovina – “quase 12%”. E há, aí, um grande equívoco.

O índice tomado como referência – exatamente, 11,74% - corresponde, na verdade, à variação de preço experimentada pelo ovo em relação ao valor que vigorou nos primeiros dias deste ano. Quando, lamentavelmente, o produto alcançava preços inferiores aos de um ano antes. Assim, nada mais lógico que viesse a apresentar, posteriormente, maior valorização.

O mais correto, neste caso, seria avaliar a evolução de preços do ovo nos últimos 12 meses. E, aí, o IPCA aponta que o ovo teve evolução muito similar à do frango inteiro – 3,5%. E muitíssimo aquém da inflação acumulada nos últimos 12 meses. Que, pelo IPCA-15, chega a 9,25%.

Clique aqui para assistir à reportagem apresentada nesta quarta-feira, 22, pelo Jornal Nacional.

IPCA



Data da Notícia: 23/07/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.