Avisite
Dados de mercado ainda passíveis de confirmação indicam que no primeiro semestre de 2013 foram produzidos no Brasil perto de 3,054 bilhões de pintos de corte, média inferior a 510 milhões de cabeças mensais.
Comparativamente ao que foi produzido quatro atrás, no mesmo período, a produção brasileira aumentou 15%, correspondendo a uma expansão média de pouco mais de 3,5% ao ano.
Mas essa expansão, na realidade, cessou no primeiro semestre de 2010, pois, de lá para cá, a estabilidade tem sido a marca dos últimos três primeiros semestres, tendo alcançado também o segundo semestre do ano passado.
Mas fiquemos só no primeiro semestre: o volume supostamente atingido em 2013 representa aumento da ordem de 1,6% em relação a idêntico semestre de 2012. No entanto continua ligeiramente inferior ao que foi registrado no primeiro semestre de 2011.
É verdade, neste caso, que a redução (de cerca de 0,3%) não chega a ser representativa. Mas o fato de a produção do semestre passado continuar negativa pelo segundo ano consecutivo (ou pelo terceiro trimestre consecutivo) parece ser fato absolutamente inédito, pois – dados do próprio setor – as eventuais quedas semestrais registradas (nos últimos 20 anos foram apenas quatro) sempre acabaram superadas e neutralizadas no idêntico semestre seguinte.