Avisite
Os primeiros dados da APINCO relativos ao corrente exercício apontam que em janeiro de 2014 a produção brasileira de pintos de corte somou 525,441 milhões de cabeças, volume na prática igual aos registrados no mês anterior (525,826 milhões de cabeças em dezembro/13) e no oitavo mês do ano passado (525,568 milhões de cabeças em agosto/13), mas ainda inferior aos que foram alcançados em maio, julho e outubro/13 (respectivamente 528,640, 531,577 e 532,843 milhões de cabeças). Em relação a idêntico mês do ano passado a produção deste último janeiro foi 2,21% superior.
Os pintos produzidos em janeiro correspondem aos frangos abatidos entre, aproximadamente, 15 de fevereiro passado e 15 de março corrente, ou seja, até o próximo final de semana. Deveriam, teoricamente, proporcionar volume de carne similar ao dos 30 dias anteriores (pintos alojados em dezembro) e pelo menos 2% superior à do mesmo período de 2013.
Tudo indica, porém, que na prática esse possível incremento foi totalmente neutralizado pelas temperaturas extremas – responsáveis por um menor rendimento em carne, mas, sobretudo, por elevação da mortalidade (ocasionada, inclusive, por inúmeras interrupções no fornecimento de energia elétrica para as granjas).
Por sinal, as condições de mercado do frango abatido (com valorização, por ora, de cerca de quase 15% sobre fevereiro passado) reforçam a tese de oferta negativa em relação aos meses anteriores.