AviSite
O aumento de 3,19% no volume de pintainhas alojadas no ano passado não mostra a desaceleração que marcou o setor nos últimos meses. O gráfico abaixo, contendo o volume de pintainhas acumuladas em períodos de 12 meses, demonstra bem essa afirmação.
Nos dois primeiros quadrimestres de 2013, o volume esteve estabilizado na casa dos 86 milhões. A média no período ficou em 86,662. A partir de então, setembro de 2013, o volume começou a aumentar gradativamente e, um ano depois, atingiu a marca de 96,645 milhões, por ora, recorde no alojamento em doze meses. Nesse período o aumento foi próximo de 10%.
A partir de então, as consequências de um ano desfavorável ao setor de postura se traduziu em menor volume mensal de pintainhas alojadas, reduzindo o volume acumulado em doze meses até o encerramento do ano. Mesmo assim, em dois anos, o volume acumulado aumentou cerca de 10%.
Espera-se que a redução no alojamento, embora ainda pequena, favoreça um caminhar mais equilibrado ao setor em ano que promete ser desafiador para toda a economia brasileira.