AviSite
Em maio, o volume de matrizes de postura comercial em produção – sem levar em conta a mortalidade do período - teve declínio mensal de 1,65%. É o mesmo percentual de redução em relação ao plantel existente na abertura deste ano. Em comparação com maio do ano passado o plantel ainda é 4,5% superior.
De qualquer forma, o plantel deve continuar caindo nos próximos meses. Por ora, a média do plantel em produção nos primeiros cinco meses desse ano é 1,66% maior em relação aos cinco meses imediatamente anteriores. Mas, na comparação com o mesmo período do ano passado – Jan/14 a Mai/14 - o crescimento é de 8,7%.
Com certeza, isso ajuda a entender porque a redução no plantel tem sido insuficiente para reverter o quadro de instabilidade presente no mercado de ovos a vários meses. A disponibilidade do produto é bem maior do que a demanda existente. Além disso, percebe-se retração no consumo que impacta também o setor de ovos.
Resta ao setor de postura continuar ajustando o plantel de matrizes ao real mercado, diminuindo a idade das matrizes e promovendo o maior consumo do produto.