AviSite
Dados fornecidos pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e, também, colhidos no mercado indicam que no último quadrimestre de 2015 o volume de pintainhas alojadas atingiu 31,270 milhões e representou aumento de 3,4% sobre o alojado no mesmo período do ano anterior.
No fechamento do ano o volume alojado atingiu 91,273 milhões e representou retrocesso de quase 3% sobre o ano anterior. A destacar o crescimento no percentual de pintainhas para produção de ovos brancos que passou de 76,55% em 2014 para perto de 80% em 2015.
Com a redução no plantel de pintainhas de postura comercial alojadas, o volume de matrizes em produção deverá estar mais ajustado às necessidades de consumo da população em 2016. O ano indica momentos difíceis para todos os setores da economia e, provavelmente, afetará o setor de alimentação.
Aliado à redução do plantel alojado, se as exportações do produto abrirem novos mercados e, no mínimo, o volume dos embarques continuar próximo do ano passado, o mercado interno de ovos pode caminhar sem grandes sobressaltos.