PIB das atividades agropecuárias registra forte expansão

AviSite

No início do mês de junho, o IBGE divulgou os números do PIB do 1º trimestre de 2017. Embora já fosse esperado um forte crescimento das atividades agropecuárias, o número oficial surpreendeu até os analistas mais otimistas: ao longo do 1º trimestre desse ano, o setor cresceu 13.4% quando comparado com o trimestre anterior (4º trimestre de 2016), e 15.2% quando comparado com o mesmo trimestre do ano passado (1º trimestre de 2016). Isso significa que, independente de qual seja a base de comparação, o crescimento do setor foi muito robusto, alcançando a marca de dois dígitos.

Este foi o tema do artigo de Felippe Serigati, Doutor em Economia pela Escola de Economia de São Paulo (EESP/FGV), professor e pesquisador do Centro de Agronegócios da FGV (GV Agro), na edição de Agosto da Revista do AviSite.

Segundo Serigati, a robusta expansão do setor ao longo do primeiro trimestre contribuiu fortemente para que o Brasil, finalmente, encerrasse a maior recessão técnica da sua história. Os economistas chamam de recessão técnica quando a economia encolhe por dois trimestres ou mais de forma consecutiva. Como no 1º trimestre deste ano a economia brasileira voltou a crescer (1.0% em comparação com o 4º trimestre de 2016), em termos técnicos, a mais longa e mais profunda recessão que se tem registro no Brasil (já durava 8 trimestres), finalmente, chegou ao fim.



Data da Notícia: 14/08/2017
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.