MB Comunicação
A fertilidade das aves foi o tema central da palestra de Keith Bramwell, PhD em ciência avícola pela Universidade da Geórgia (EUA), no 12º Simpósio Técnico de Incubação, Matrizes de Corte e Nutrição, nesta quinta-feira. O evento é organizado pela Associação Catarinense de Avicultura (ACAV) e realizado em Florianópolis.
Conforme Bramwell, a qualidade do pintinho não é apenas uma questão de manejo do incubatório. O processo global de produção de frangos de corte exije que uma série de fatores sejam observados, como manejo de criadores, de ovos para incubação e de incubatórios. Nesse contexto, afirma o pesquisador, a fertilidade é o principal fator individual que afeta a eclodibilidade total, ou seja, o nascimento de pintinhos. Portanto, gerenciar criadores de frangos de corte para maximizar a fertilidade é um dos principais fatores para um programa bem-sucedido.
Apesar de haver diversas causas para a baixa fertilidade do rebanho, o pesquisador sustenta que o acasalamento pouco frequente é o maior culpado. A redução da fertilidade devido ao acasalamento infrequente, disse o norte-americano, afeta a viabilidade embrionária, que se traduz na mortalidade embrionária elevada.
A pesquisa também mostrou que a frequência de acasalamento afeta não apenas a fertilidade, mas o desempenho geral dos frangos de corte.