Pesquisa avalia padrões de consumo de suínos em condições comerciais

Na busca por compreender como suínos comerciais se alimentam quando criados em granjas com condições mínimas de controle ambiental, a Topigs Norsvin mostra os resultados de um estudo realizado em uma granja comercial brasileira durante a Leman Conference, realizada entre os dias 20 e 23 de setembro de 2025, em Saint Paul (Minnesota, EUA).O evento é considerado um dos mais importantes encontros globais de ciência aplicada à suinocultura. Na oportunidade, o diretor Técnico da companhia, Marcos Lopes, aborda a análise conduzida em uma granja comercial brasileira equipada com comedouros automáticos para registro de consumo de ração individual.

Dinâmica de consumo e comportamento animal

A pesquisa analisou centenas de milhares de registros de visitas individuais de suínos em fase de crescimento e terminação e atestou que os animais apresentam dois picos principais de consumo de ração ao longo do dia (às 8h e às 17h), confirmando um padrão de comportamento de consumo de ração predominantemente diurno.

“Além de identificarmos dois picos de consumo durante o dia, observamos que o consumo aumenta conforme a idade dos animais, porém, o número de visitas aos comedouros não aumenta na mesma proporção. Mais interessante ainda, é que a duração de cada visita diminui com o tempo. Isso significa que, com o passar do tempo, os animais passam a consumir mais ração em um menor espaço de tempo, as visitas aos comedouros passam a ser mais efetivas em termos de consumo”, explica Lopes.

Saúde e eficiência produtiva

Outro resultado importante é a relação entre desvios no padrão de consumo e possíveis problemas de saúde. “Quando o comportamento do animal foge ao padrão, isso pode indicar o início de uma doença, mesmo antes do surgimento de sinais clínicos. Com isso, torna-se possível agir de forma mais rápida, garantindo bem-estar e produtividade. Em outros trabalhos realizados pelo nosso grupo de pesquisa global, também vemos que a variação do consumo diário de ração é um indicativo de possíveis enfermidades”, destaca o diretor Técnico da Topigs Norsvin.

A participação da Topigs Norsvin na Leman Conference reforça o compromisso da empresa em investir em pesquisa aplicada e em soluções práticas para apoiar produtores em todo o mundo.

Fonte: Topigs Norsvin

Data da Notícia: 06/10/2025
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.