AviSite
Comparando-se a evolução de preços de ovos e da carne de frango com a inflação brasileira oficial (IPCA) dos últimos 12 meses, constata-se que em poucas das 13 capitais pesquisadas pelo IBGE os produtos avícolas apresentaram evolução superior à da inflação.
São os não-assinalados (em amarelo) na tabela abaixo. Assim, em apenas três capitais (Belém, Salvador e Curitiba) o preço pago pelo ovo registrou evolução acima dos 9,53% de inflação anual.
E enquanto o frango inteiro superou esse índice em cinco capitais -: Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Goiânia e Vitória – o frango em pedaços alcançou índice maior em apenas três delas: Recife, Curitiba e Goiânia.
A registrar que, em algumas capitais, ovo e frango tiveram deflação de preços. Casos de Porto Alegre (-6,77% no ovo; -1,16% no frango inteiro), Belém (-1,20% no frango inteiro; -2,29% no frango em pedaços), Fortaleza (-0,74% no ovo), Salvador (-1,04% no frango inteiro) e de Goiânia (-5,30% no frango em pedaços).
No “frigir dos ovos” – isto é, considerada a média nacional, ponderada – a evolução de preços dos três itens avícolas ficou significativamente aquém da inflação registrada no período.