Pelo IPCA, aves apresentaram recuo de preço em janeiro

AviSite

Enquanto o IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas detectou, no levantamento de janeiro, aumento do preço das aves em relação ao mês anterior (vide “Frango, ovo, milho e inflação em janeiro”), o IPCA do IBGE mostra comportamento oposto, com queda de preço.

Neste caso, o levantamento do IBGE é mais detalhado, pois abrange, individualmente, o frango inteiro, o frango em pedaços e, ainda, o ovo. Os três, em conjunto, compõem o item “aves e ovos”.

Pois em janeiro o único integrante do “trio” a registrar variação de preço positiva em relação a dezembro foi o ovo, que sofreu aumento médio nacional (média de 13 capitais) de 0,18% - um índice, mesmo assim, bem aquém da inflação do período, de 1,24%.

Mas até esse incremento foi neutralizado. Com as reduções enfrentadas pelo frango. O inteiro sofreu queda de 0,19%; e os cortes, de 0,88%. Com isso, o item “aves e ovos” fechou janeiro registrando queda de 0,38%.



Data da Notícia: 10/02/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.