Pela primeira vez em décadas, carne de frango não está entre os 10 principais produtos da pauta cambial

Claro, é cedo. no decorrer do ano tudo pode mudar. Mas pela primeira vez em décadas (ou pelo menos nos últimos 20 anos), a carne de frango não se encontra entre os 10 principais produtos exportados pelo Brasil. No acumulado do primeiro bimestre passou a ocupar a 11ª posição.

Nos primeiros anos deste século, ocasião em que ascendeu à posição de líder mundial entre os exportadores (2004), a carne de frango brasileira sempre esteve entre os primeiros lugares da pauta, atrás apenas da soja, do petróleo, do minério de ferro e do açúcar. Permaneceu por longo tempo como o principal produto de origem animal exportado pelo Brasil e só mais recentemente (2019) cedeu a posição à carne bovina. Nos dois últimos anos (2022 e 2023) permaneceu na 9ª posição, à frente apenas da celulose entre os 10 primeiros produtos da pauta.

Nono principal produto da pauta cambial no primeiro bimestre de 2023, neste ano a carne de frango trocou de posição com o café, caindo para o 11º posto. Porque, em essência, frente a um aumento anual de quase 40% na receita cambial do café, a da carne de frango sofreu retração próxima de 13%.

Isto, naturalmente, implicou em perda de participação na receita cambial total, que recuou mais de um quarto, caindo de 3,37% no bimestre inicial de 2023 para 2,5% neste ano.

Notar, de toda forma, que a carne de frango não está sozinha nesse processo. O milho, colocado há um ano na quarta posição da pauta, agora está na oitava. E a soja, principal produto exportado pelo Brasil em 2023, no momento se encontra na terceira posição.



Data da Notícia: 08/03/2024
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.