AviSite
Os embarques de ovos comerciais em julho de, praticamente, 10,5 milhões de unidades ou, quase 874 mil dúzias, foram efetuados por três países: os Emirados, Bolívia e Hong Kong. A maior parte dos embarques, quase 91%, foram direcionados para os Emirados Árabes Unidos.
No acumulado do ano, os Emirados Árabes Unidos continua sendo o grande importador com 82,6% do volume embarcado e representando aumento de 66% sobre o mesmo período do ano passado. Em segundo lugar está Congo com participação de 6,1% nas importações e aumento também superior a 60% em relação a 2014. A Bolívia vem em terceiro com 5,1% de participação e 30% de aumento. Na sequência está Angola, com redução de 50% no volume importado e participação de apenas 3,4% sobre o total embarcado no período. Os demais países (Hong Kong, Serra Leoa, Comores e Japão), em conjunto, importaram o equivalente a 2,7% do total exportado pelo Brasil.
Neste ano, apenas em maio - e por pouca diferença - o volume de ovos comerciais exportado foi inferior ao mesmo período do ano passado. Com certeza, é o esforço do setor de postura comercial para expandir o mercado externo de ovos e, dessa forma, contribuir para um melhor desempenho do ovo no mercado interno.