AviSite
O bom desempenho das exportações de ovos comerciais no último trimestre do ano passado permitiu que o setor encerrasse o ano com variação positiva. Além disso, em dezembro, um novo país passou a adquirir ovos do Brasil: Hong Kong.
A distribuição do volume importado pelos países em 2014 indica que os Emirados permaneceram como maior importador de ovos. Para lá, foram exportados 124,6 milhões, representando quase 68% de aumento e sendo responsável por 78,2% do volume anual exportado pelo Brasil.
Angola também permaneceu como segundo maior importador de ovos. Entretanto, reduziu em 71,2% seu volume e foi responsável por apenas 12,2% das exportações brasileiras. Uma perda significativa, considerando que em 2013, foram responsáveis por 43,1% dos embarques.
Em terceiro lugar, vem a Bolívia que aumentou sua representatividade em 3,38 pontos percentuais e tomou o posto que, em 2013, pertenceu à Congo. Naquele ano, o país importou cerca de 2,4 milhões e, ano passado, 7,8 milhões, sendo responsável por 4,90% das exportações brasileiras.
Por fim, Congo, Hong Kong, Cabo Verde e Japão completaram a relação dos países que importaram ovos do Brasil. O volume importado por eles foi de 7,6 milhões e representou apenas 4,8% do volume nacional.