Pacto Nacional para Alimentação Saudável prevê redução de sódio em processados

Agência Brasil

Lançado nesta semana pelo governo federal, o Pacto Nacional para Alimentação Saudável tem foco na promoção do consumo de alimentos saudáveis e na ampliação das condições de oferta destes alimentos para combater sobrepeso, obesidade e doenças decorrentes da má alimentação da população. Outra meta do plano consiste na redução progressiva dos teores de açúcar, de gorduras e de sódio nos alimentos processados e ultraprocessados.

Serão mobilizados estados, Distrito Federal e municípios, além da sociedade civil organizada, organismos internacionais e do setor privado, com campanhas para promover esclarecimento da população sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis e atuar no ambiente escolar, no sistema de saúde e nos equipamentos de alimentação.

“As crianças estão entre as prioridades da iniciativa, uma vez que quanto mais cedo estivermos expostos à alimentação inadequada, mais cedo também surgem os problemas decorrentes da má alimentação, como a diabetes, hipertensão e até mesmo o câncer”, explicou Arnoldo de Campos, secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

O pacto prevê ainda incentivos à produção de alimentos orgânicos, agroecológicos e da agricultura familiar, com o objetivo de assegurar a oferta regional e local destes produtos. Programas de compras públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que atende mais de 43 milhões de estudantes da rede pública de ensino, terão papel importante. O documento foi assinado pela presidente Dilma Rousseff na terça-feira (03/11), durante a abertura da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Brasília (DF). No dia seguinte, o pacto foi criado via decreto publicado no Diário Oficial da União.



Data da Notícia: 06/11/2015
Tags: Alimentos
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.