Avisite
No encerramento da semana passada, contrariando as leis da oferta e procura que regem o mercado, a comercialização da caixa de ovos no atacado paulista teve pequeno incremento e passou a ser comercializado por R$58,00.
Segundo a Jox Assessoria Agropecuária, o novo reajuste foi muito mais por uma expectativa de consumo mais ativo do que aumento ou reativação do consumo.
O preço médio da semana ficou em R$57,50 e foi 0,86% e 5,74% inferiores aos praticados na semana anterior e na mesma semana do ano passado. O setor necessita recuperar as perdas efetivas deste ano pois embora nas últimas 10 semanas os preços sejam 4% superiores ao ano passado, no acumulado do ano permanecem 4,2% inferiores.
Isso pode ser melhor observado no gráfico inferior onde em 12 semanas de comercialização os preços foram negativos em relação ao ano passado e somente em uma semana os preços se igualaram. Mas os percentuais de queda foram bem maiores que os percentuais de aumento.
Para esta semana o setor espera que ocorra aumento efetivo no consumo que favoreça um maior equilíbrio ao mercado.