Ovos: maior alojamento de pintainhas também interfere nos preços

Avisite

Senão totalmente, a situação enfrentada atualmente pelos produtores de ovos é reflexo do anterior alojamento de pintainhas de postura. Ou seja: as quedas de preços registradas têm como origem, principalmente, o aumento de produtividade que ocorre naturalmente entre as aves com a chegada da Primavera. Mas é devido, também, ao incremento no alojamento de novas pintainhas.

No gráfico abaixo isso fica bem claro. Sem considerar mortalidade ou descartes e levando em conta apenas as informações de alojamento mensal, o gráfico tenta expressar o volume de poedeiras em produção com idade entre 7 e 18 meses a cada mês do ano (qualquer outro padrão que se adote conduzirá a resultados similares no tocante à variação anual).

E o que se constata é que, em relação ao mesmo mês do ano passado, o volume aparente de poedeiras em produção em outubro corrente é mais de 7% superior. Assim, junte-se a esse incremento a produtividade maior da Primavera e o rendimento melhor das linhagens hoje disponíveis no mercado e se terá a exata medida da causa das quedas de preço iniciadas em setembro passado.

Note-se, pelo gráfico, que o maior volume de aves em produção deve ser alcançado em novembro próximo. A vantagem é que, pelo menos até fevereiro (última projeção possível a partir dos dados até agora divulgados) esse volume permanece estável.

 

poedeiras



Data da Notícia: 11/10/2013
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.