Avisite
Os excedentes de oferta e constantes reduções de preços tem afetado de maneira mais intensa o setor de postura neste agosto do que em anos anteriores.
Levantamento efetuado pelo Avisite - evolução diária do preço médio da caixa de ovos brancos no atacado de São Paulo - nos últimos 10 anos demonstram que, na média, ocorre valorização no produto nos primeiros 10 dias do mês. A partir de então, os preços começam a regredir e, antes de encerrar a segunda parte do mês, já se igualam aos de abertura. A partir de então, a desvalorização vai se acentuando e o mês é encerrado valendo aproximadamente 93,4% do preço de abertura.
Neste ano, agosto já começou com excedentes de oferta que afetaram o normal andamento da atividade e demorou um pouco para melhorar as margens de comercialização. Mas logo em seguida - na segunda parte do mês - as quedas foram bem substanciais. Assim, o setor entrou na parte final do mês (gráfico) já abaixo da média histórica e as constantes quedas verificadas, afetaram de maneira ainda mais intensa o setor.
O mês ainda não acabou e o mercado segue instável e com pressão sobre os preços praticados. Resta aguardar o encerramento da semana – e do mês – e torcer para que as promoções efetuadas ajudem – pelo menos - na manutenção dos preços até uma próxima reativação do mercado.