AviSite
Ontem, quarta-feira, as ofertas excessivas fragilizaram ainda mais o mercado de ovos ocasionando novo retrocesso – terceiro do mês, segundo na semana - no preço médio da caixa de ovos que caiu para R$66,00, valor recebido pela última vez no início desse mês, quando os preços estavam em ascensão.
O que surpreende o mercado, embora seja período de baixo consumo, é que as quedas acontecem em plena quaresma, onde o consumo de ovos normalmente é favorecido. É certo que a paralização dos caminhoneiros acabou afetando e criando dificuldades para todas as atividades nos últimos dias e, também, para o mercado de ovos. Mas o que realmente tem afetado o setor é o excedente de oferta aliado à queda no consumo. Pelo menos, no caso dos caminhoneiros, ao que parece, as negociações avançaram um pouco e algumas barreiras já foram desmontadas. Mas não existe consenso entre as lideranças sobre o fim da paralização.
Por ora, segundo a Jox Assessoria Agropecuária,“existe dificuldade em escoar as mercadorias no varejo”. Assim, não se vislumbra, no curto prazo, mudança no cenário de instabilidade vigente.