Avisite
Embora tenha iniciado o ano com uma base de preços acima do praticado em 2013, entre altos e baixos o mercado varejista se mostra muito parecido com o do ano passado.
É o que sinaliza a pesquisa semanal levantada pelo Procon-SP onde a evolução de preços nas primeiras semanas deste ano ratificam essa constatação: o preço médio semanal do ovo branco chegou aos R$3,96; ano passado foi de R$3,95, alta de apenas 0,25%.
Entretanto, no ano passado as duas últimas semanas de fevereiro foram de fortes correções nos preços ao consumidor. Pode ser que neste ano o mercado varejista não consiga atingir àqueles valores praticados, mas com a pouca disponibilidade de ovos na granja o produtor deve pleitear novos reajustes forçando o setor varejista a efetuar novas correções nos preços ao consumidor.
Mas o aumento dos preços no varejo não significa ganho para o avicultor de postura. Ano passado, nesse período, enquanto a dúzia do ovo na granja representava 44% dos preços no varejo, neste ano representou apenas 33%.