Os dados coletados através do novo sistema de Estatísticas do Ministério do Desenvolvimento Industria e Comercio (MDIC) indicaram boa recuperação no volume de ovos comerciais destinados ao mercado externo no ano passado
Mas o volume embarcado - embora com forte crescimento anual - foi maior apenas que o ano anterior, pois permaneceu bem abaixo dos anos anteriores, quando o acompanhamento mensal passou a ser realizado.
Na comparação com o maior volume alcançado, no já distante ano de 2012, o volume de 2018 é quase 68% inferior, ou seja, ficou mais de dois terços abaixo do embarcado naquele ano, quando o total atingiu quase 366 milhões de ovos (1,016 milhão de caixas de 30 dúzias).
Lá, 93,5% do volume anual foi destinado para apenas dois países: Angola e Emirados Árabes Unidos. Atualmente, Angola praticamente não adquire o produto brasileiro. E os Emirados reduziram em 39% o volume adquirido nesse período.
Assim, novas possibilidades de crescimento podem vir a acontecer a partir de países que já adquiriram fortes volumes brasileiros em anos anteriores. Além, é claro, da abertura de novas frentes de exportação.