Ovo x Milho: queda superior a 30% no poder de compra do avicultor

AviSite

Em maio o preço médio da caixa de ovos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias), teve excelente desempenho em relação ao ano anterior (+36,2%) e ficou em R$66,56. Em relação ao preço médio alcançado no mês anterior, o incremento chegou a 8,9%.

O milho, saca de 60 kg, interior de São Paulo, seguiu sua escalada ininterrupta de preço alcançando a média de R$53,86, registrando aumento de 4% em relação ao mês anterior e de extraordinários 102,3% em relação a maio do ano passado.

Assim, em maio – na comparação com abril – foi preciso menor volume de ovos para adquirir o cereal gerando melhora de 4,7% na capacidade mensal de compra. Entretanto, em doze meses, o poder de compra do avicultor registra queda próxima de 33%.

Na comparação com a média histórica de maio levantada no período entre 2010 e 2015, o poder de compra do produtor de ovos foi cerca de 25% inferior pois, lá, foram precisos, em média, 10,1 caixas de ovos para adquirir a tonelada da matéria-prima.

Por ora, em junho, o atual cenário de preços altos na saca de milho continua. Por outro lado, o produtor de ovos busca valorizar o produto tentando acompanhar a alta dos custos. Mas, tudo indica, o poder de compra anual do avicultor deve piorar ainda mais no mês.

Ovo



Data da Notícia: 07/06/2016
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.