Ovo x Milho: em abril, poder de compra do avicultor de postura foi inferior à média histórica

AviSite

Em abril, o preço médio do ovo, na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias), teve queda mensal de 15% e ficou em R$49,58. Em relação ao mesmo mês do ano passado a redução chegou aos 24%.

O preço do milho, saca de 60 kg, interior de São Paulo, alcançou R$28,48, registrando redução mensal de 6,4% e anual de 12,9%.

Com a queda maior no preço da caixa de ovos em relação ao milho, houve piora no poder de compra do avicultor. Enquanto em março foram necessários 8,7 caixas de ovos para adquirir a tonelada do cereal, em abril último subiu para 9,6 caixas, piorando em quase 9,2% a capacidade de compra mensal. Em 12 meses, a perda é de 12,8%, já que em abril do ano passado foram necessárias somente 8,3 caixas de ovos. Em relação à média histórica – 2010/2014 - a perda é de 1,5%.

O que chama a atenção no gráfico é que o bimestre março/abril teve evolução contrária ao ano passado ou à média histórica. Enquanto lá, mostravam melhora no poder de compra, neste ano, foi o contrário.

Se o inverso acontecer em maio, pode haver recuperação na capacidade de compra. Por ora, são necessárias quase 9,7 caixas de ovos para adquirir a tonelada de milho. E, embora melhor que a média histórica, é pior que a alcançada em maio do ano passado

Ovo x milho



Data da Notícia: 06/05/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.