AviSite
Em junho o preço médio da caixa de ovos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) teve, novamente, excelente desempenho em relação ao ano anterior (+50,3%) e ficou em R$79,38. Em relação ao preço médio alcançado no mês anterior, o incremento chegou a quase 20%.
Por outro lado, o milho, saca de 60 kg, interior de São Paulo, teve pequeno recuo mensal alcançando a média de R$51,25, registrando quase 5% de redução. Mas o incremento em relação a junho do ano passado supera os 92%.
Assim, em junho, com o aumento no preço do ovo e redução na cotação do milho, foi preciso menor volume de ovos para adquirir o cereal, gerando melhora de 25% na capacidade mensal de compra. Entretanto, em doze meses, o poder de compra do avicultor registra queda próxima de 22%.
Na comparação com a média histórica de junho levantada no período entre 2010 e 2015, o poder de compra do produtor de ovos foi cerca de 12% inferior pois, lá, foram precisos, em média, 9,5 caixas de ovos para adquirir a tonelada da matéria-prima.
Em julho, tem havido queda na cotação do milho. Por outro lado, o produtor de ovos tem buscado valorizar seu produto tentando acompanhar o alto custo das matérias-primas. Assim, o poder de compra do avicultor deve melhorar um pouco mais. A tendência é se recuperar em relação à média histórica, porém, ainda permanecendo abaixo do poder de compra de julho do ano passado.