Ovo: varejo não acompanha as grandes perdas verificadas ao produtor

Avisite

Os excessos de produção acima da real capacidade de absorção do consumidor têm ocasionado grandes perdas aos avicultores de postura. O acompanhamento dos preços semanais praticados na granja e no varejo demonstram essa constatação.

Na semana atual – semana 38 - enquanto o produtor teve perda anual de 34,6%, no varejo ainda houve ligeira valorização de 0,7%. Com isso, a participação do produto na granja sobre o varejo caiu 35%.

No mês, a perda do produtor também é alta enquanto no varejo os preços praticamente se mantiveram. A perda de participação do avicultor é uma das mais baixas dos últimos tempos equivalendo a somente 26,64% dos preços praticados no varejo.

No ano, o preço médio ao produtor está em R$1,68 e se encontra 9,62% abaixo do alcançado no mesmo período do ano passado, enquanto o setor varejista alcançou o valor médio de R$4,47 e obteve valorização de 3,85%. Assim, a participação continua desfavorável ao avicultor: no ano passado a participação equivalia a 43,23% dos preços no varejo; nesse ano equivale a somente 37,62%, perda de 13% sobre o ano passado.

ovo



Data da Notícia: 19/09/2014
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.