AviSite
Pesquisa realizada pelo Procon no varejo paulistano indica que a dúzia de ovos brancos nesta semana - 44ª semana do ano, a última de outubro – ficou em R$4,37, valor 6,85% acima do praticado na mesma semana do ano passado.
Na granja, a dúzia de ovos foi comercializada por R$1,87, representando aumento superior a 47% em relação ao alcançado na mesma semana de 2014. Mas, lá, o preço era bem desfavorável ao produtor. Assim, a alta variação significa boa recuperação na participação sobre o varejo, tanto na semana quanto no mês.
Mesmo assim, essa melhora não altera o fato de que no acumulado do ano o produto na granja aumentou apenas 7,84%. Mas, como no varejo o aumento foi levemente superior a 3%, houve boa recuperação na participação que, agora, supera os 38%.
Ano passado o último biênio do ano foi bem desfavorável ao produtor de ovos na relação com o varejo: a participação média do período ficou em 31,6%. Espera-se que a recuperação deste ano se estenda para o último período de 2015.