Avisite
Acompanhando os preços semanais divulgados pelo Procon/SP e os preços recebidos pelo avicultor de postura, na semana passada, a dúzia de ovo no mercado paulista foi comercializada por R$1,23, registrando queda semanal superior a 5% e de quase 18% em relação a quatro semanas atrás. Nesse mesmo período, no varejo, o produto foi comercializado por R$4,25 retrocedendo quase 3% na semana, mas superando em 2,7% o preço praticado no mesmo período do mês anterior.
Em relação aos preços praticados na abertura deste ano, na granja o preço retrocedeu 26%, enquanto no varejo houve aumento de 8%.
A perda atual proporcionada pelo ovo ao avicultor de postura é mais compreendida quando se compara a representatividade do ovo comercializado na granja sobre os preços do varejo. No inicio do ano, o preço da dúzia do ovo na granja representava 42% do preço comercializado no varejo. Na última semana essa representatividade caiu para 29%. Na média anual, o ovo comercializado na granja equivale a 41,7% do preço no varejo.
A grande diferença de preços existente entre os produtos nesta última semana só ratifica novamente o que o mercado tem sinalizado: os excedentes de ovos ofertados derrubam o preço junto ao avicultor, mas não se traduzem em redução no varejo que beneficie o consumidor.