Notícias Agrícolas
Para Érico Pozzer, presidente da Associação Paulista de Avicultura (APA), as empresas do setor são capacitadas em estocagem e conseguem se virar por algumas semanas em decorrência da operação Carne Fraca, da Polícia Federal.
Ainda não existe queda de preço. Pozzer destaca que houve uma falta de responsabilidade em cima de como a operação foi conduzida, mas que todas as entidades do setor de carnes já trabalham em conjunto com o Governo Federal para reverter essa situação.
O grande problema está no embargo da China e, consequentemente, de Hong Kong, que são grandes consumidores da carne de frango brasileira. Na próxima segunda-feira, os números de exportação deverão sofrer um impacto, mas o desafio, no momento, é ter onde estocar os produtos abatidos e trabalhar essa questão com os mercados. Se nada for resolvido, o presidente aponta que será necessário reduzir de 10% a 20% da produção para regular o mercado interno.
No entanto, Pozzer acredita que os problemas serão resolvidos, uma vez que o Brasil é "um dos únicos países do mundo com qualidade e quantidade suficiente". No mercado paulista, os preços ainda estão suportados principalmente pelo poder aquisitivo firme da população. Ele diz também que é uma "questão de tempo".
Para o produtor brasileiro, tanto de aves quanto de bovinos e suínos, ele aconselha a ficar de olho na demanda, não incentivando a produção exacerbada. Caso haja algum problema de longa duração, um ajuste na produção terá de ser feito.