Onda de fechamento de frigoríficos deve acabar, afirma Abrafrigo

Globo Rural

A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) considera que o ajuste produtivo feito pelo setor nos últimos meses equilibrou oferta e demanda por carne bovina no País, de modo que a indústria não deve fechar mais unidades industriais este ano.

Péricles Salazar, presidente da entidade, diz não esperar exportações recordes este ano, mesmo com embarques à China e aos Estados Unidos, e defende que os preços atuais da arroba estão em patamares "bastante razoáveis" para o produtor. Com a lentidão do consumo interno e das exportações, a indústria tem fechado fábricas.

Salazar disse que não acredita em novos fechamentos. "O mercado se equilibrou e a indústria já consegue respirar, o que não ocorria antes", disse ele. "Nos últimos meses, houve uma crise aguda de excesso de oferta de carne no mercado, causada por abates elevados e queda na exportação. Com isso, muitas plantas foram fechadas e a indústria reduziu sua produção".

Ainda de acordo com o executivo, os preços da arroba devem se manter entre razoáveis e bons para o produtor. "Prevejo um certo grau de estabilidade, dentro dos níveis atuais, até porque uma valorização excessiva do boi pode comprometer o consumo interno e as exportações". Neste momento, os preços pagos aos pecuaristas são razoáveis para mantê-los na atividade e aumentar a produção.



Data da Notícia: 20/08/2015
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.