Estadão Conteúdo
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) vai ampliar o número de Estados brasileiros certificados como área livre da peste suína clássica. Treze Estados e o Distrito Federal serão referendados.
O Ministério da Agricultura deve confirmar ainda nesta quinta-feira (18/2) que a OIE aceitou o pedido para referendar o status de zona livre da doença para o Distrito Federal, Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Também estão nessa lista os municípios de Guajará, Boca do Acre, sul do município de Canutama e sudoeste do município de Lábrea, todos eles no Amazonas.
Dois meses
O Ministério da Agricultura confirmou no início da noite desta quinta-feira (18/2) que a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) aceitou o pedido para referendar o status de zona livre de peste suína clássica para o Distrito Federal, Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, São Paulo, Sergipe e Tocantins e alguns municípios do Amazonas - Guajará, Boca do Acre, sul do município de Canutama e sudoeste do município de Lábrea.
Atualmente, apenas dois Estados têm o certificado de zona livre da peste suína clássica: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com o referendo da OIE, os 180 países-membros da organização terão 60 dias para se manifestar tecnicamente sobre o assunto.