Oferta aparente de aves prontas para o abate e os preços do frango abatido

AviSite

No gráfico abaixo, a oferta (aparente) de frangos prontos para o abate e a evolução de seu preço após o abate e apenas resfriado.

Como se constata, após a forte baixa que marcou o produto entre meados de maio e a primeira quinzena de junho, os preços se elevaram, permanecendo em relativa estabilidade nos (cerca de) 60 dias seguintes. Efeito, sem dúvida, da menor oferta do período.

É verdade que (considerado o volume de pintos alojados anteriormente) a oferta aparente registrada entre meados de julho e, aproximadamente, a primeira quinzena de agosto corrente aumentou 3% em relação a idêntico período anterior. Mas continuou inferior àquela alcançada entre maio e junho, segunda maior deste ano e (com certeza não por coincidência) causadora do segundo menor preço de 2022.

De toda forma, o preço médio alcançado de meados de fevereiro para cá vem sendo bem melhor que o registrado nas primeiras seis semanas do ano. Pois enquanto a oferta aparente recuou 12% (de 18,7 para 16,4 milhões de cabeças/dia), o preço médio aumentou 33% (de R$5,27/kg para R$6,99/kg.

Claro, o período inicial do ano também sofre a influência do menor consumo do período. Mas, sem dúvida, a oferta mais equilibrada foi fator-chave na obtenção de melhores preços.

Fonte: AviSite

Data da Notícia: 22/08/2022
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.