Valor Econômico
A diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou ontem a taxa interna de retorno (TIR) que vai remunerar os investimentos em rodovias já concedidas à iniciativa privada. Após audiências públicas e a análise dos estudos de viabilidade econômica, ficou definido que a TIR poderá variar entre 9,4% e 9,9% ao ano, a depender do estágio de maturidade de cada concessão. A decisão foi publicada na edição de ontem do "Diário Oficial da União". A remuneração definida pela agência ficou bem acima dos 9,2% oferecidos pelo governo para as novas concessões rodoviárias, anunciadas em junho pela presidente Dilma Rousseff, durante a apresentação da segunda fase do Programa de Investimentos em Logística (PIL). Em sua banda mais alta, a TIR das estradas já concedidas ficou próxima dos 10% que os agentes do setor privado consideram suficiente para atrair investidores no atual cenário econômico. O retorno mais alto das rodovias concedidas é explicado, em boa medida, pelas condições de financiamento, que são melhores para o novos projetos. Outra diferença é que a demanda das novas concessões é apenas estimada, enquanto que as antigas já contam com valores mais consistentes de tráfego. (Veja mais em http://bit.ly/1PKQ08j)