O vírus da PED poderia se espalhar pelo ar?

Porkworld

Transmissão por via aérea deve ser considerada como uma via potencial para o vírus da Diarreia Epidêmica Suína (PEDV). Conforme divulgação, suínos infectados pela PED foram detectados à 16 km de locais infectados.

Em um estudo publicado pela Investigação Veterinária por Alonso, DP Goede, RB Morrison, PR Davies, A Rovira, DG Marthaler, e M Torremorell, foi avaliado se PEDV poderia se espalhar pelo ar e em caso afirmativo, se o vírus era contagiante.

Amostras de ar foram coletadas a partir de uma sala contendo suínos infectados experimentalmente e também em diferentes distâncias do lado de fora de granjas de suínos com surtos agudos de PED.
Os resultados indicaram a presença do vírus no ar a partir de suínos infectados experimentalmente. Também foi encontrado material genético de PEDV à 10 milhas de granjas infectadas.

Transmissão por via aérea deve ser considerada como uma via potencial de disseminação da PED. A doença espalhou-se rapidamente depois de ser diagnosticado nos EUA em Abril de 2013.



Data da Notícia: 22/08/2014
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.