Globo Rural - POR POR SEBASTIÃO NASCIMENTO E VINICIUS GALERA - FOTO: FABIANO ACCORSI
livro História da riqueza no Brasil, escrito por Jorge Caldeira e lançado no final de 2017, muda o eixo da interpretação do país, na visão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. À luz da econometria, que utiliza a aplicação de métodos matemáticos e estatísticos a problemas de economia, Jorge contraria os clássicos e afirma que o mercado interno gerou mais riqueza ao país do que as grandes lavouras exportadoras. Para o jornalista, a relação de troca entre o colonizador europeu e o nativo brasileiro, que mais tarde tornou-se uma relação comercial com o advento das vilas e de seus armazéns, foi nada mais nada menos do que o embrião do moderno agronegócio do país, que por aqui brotou primeiro. “O primeiro grande negócio que se estabeleceu no Brasil foi a troca de ferro por produtos naturais”, conta.
GR Fernando Henrique Cardoso comentou que seu livro muda o eixo de apreciação da história brasileira. Ele é diferente de obras conhecidas, como a de Caio Prado Júnior, um ícone da historiografia que sustenta que a economia era basicamente de exportação de matéria-prima. O livro contraria o conhecimento clássico?
Jorge Caldeira De fato, a historiografia clássica não considerava muito o lado interno da produção brasileira. No caso da agricultura e da vida rural do Brasil, tudo o que é sertão é mal contado. A vida rural no Brasil tem uma peculiaridade muito grande no Ocidente. A natureza aqui é diferente e quem detinha o conhecimento tecnológico e a capacidade de operar eram os nativos, especialmente os tupis. O impacto do conhecimento tupi foi decisivo: milho, feijão, tabaco, algodão, amendoim eram cultivados na América e desconhecidos no resto do Ocidente. Também todo o processamento da mandioca. Os europeus que vieram para cá morriam de fome diante de um monte de alimentos. Dependeram então do conhecimento tupi para se estabelecerem. Isso exigiu uma troca de tecnologias. O primeiro grande negócio que se estabeleceu no Brasil foi a troca de ferro por produtos naturais, e o pau-brasil foi o primeiro deles.