Números de abate de suínos na UE aumentam

Novos dados sobre os números de abate de suínos nos 27 estados-membros da UE revelaram mais uma vez uma tendência positiva nos primeiros 6 meses de 2025. Isso ficou claro nos números compartilhados pela Comissão Europeia.

Os frigoríficos processaram 111,89 milhões de suínos até 1º de julho, em comparação com 110,13 milhões em 2024. Nos primeiros 6 meses de 2023, a oferta ficou abaixo de 110 milhões de suínos. Em comparação com 10 anos atrás, no entanto, o abate de suínos em 2025 está 7,7% menor.

Espanha: Maioria dos suínos abatidos na UE

A Espanha lidera o mercado europeu, tendo abatido 28 milhões de suínos nos primeiros 6 meses de 2025. A Alemanha vem em segundo lugar, com mais de 22 milhões de suínos. A produção de suínos na Alemanha caiu drasticamente nos últimos 10 anos. Em comparação: no primeiro semestre de 2015, o número de suínos abatidos na Alemanha ainda era de 29,3 milhões.

A evolução dos números de abate está em linha com os últimos dados do estoque de suínos na União Europeia. Nesta primavera, os 13 principais países da UE na produção de suínos somaram um total combinado de 121,8 milhões de suínos. Isso representou um aumento de 0,5% em relação a 2024, segundo dados do Eurostat. A Dinamarca (+5,6%) apresentou o maior crescimento. A Espanha, líder de mercado (+3,6%), tinha mais suínos no início deste ano do que no ano anterior.

O número de porcas está diminuindo

Apesar do crescimento da população suína, o número de matrizes está diminuindo na UE. Nos 13 países mencionados no inventário, o número de matrizes diminuiu 2,9%. A única exceção é a Hungria (+5,4%). A maior redução na população de matrizes ocorre nos Países Baixos (-7%). De acordo com esses dados, a Espanha, líder de mercado, contaria com 5% menos matrizes.

Fontes internas não esperam que isso leve a um declínio na produção na Espanha. Elas apontam para um provável aumento na produção de leitões, já que a indústria suína está controlando melhor os problemas de saúde causados ​​pela variante Rosalía da PRRS.

Fonte: ACCS

Data da Notícia: 07/10/2025
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.