Nova baixa em SP faz frango vivo valer apenas 11% a mais que há dois anos

Campinas, 23 de Abril de 2013 - Ontem, 22, o frango vivo comercializado no interior paulista voltou a sofrer nova baixa de cinco centavos – nona do mês, décima sexta em pouco mais de 30 dias e vigésima nos poucos mais de 100 dias do ano.

Em outras palavras, foi negociado por R$2,00/kg, mesmo valor registrado pela última vez nos primeiros dias de agosto de 2012. Acumula, assim, redução de 23% em 30 dias e de 33% no ano, ao mesmo tempo em que registra ganho de apenas 11% sobre o valor vigente há um ano.

Levando em conta que no início de 2013 o preço registrado chegou a apresentar variação de até 100% em relação ao ano anterior, comprova-se que as perdas do setor vêm sendo significativas. Mas por outro lado, se considerada a inflação dos últimos 12 meses (de 6,51% pelo IPCA-15), o frango vivo ainda sai ganhando, certo?

Errado. Porque um ano atrás, nesta ocasião, o frango vivo era comercializado pelo mesmo preço de um ano antes, em abril de 2011.

Portanto, o aparente ganho desaparece totalmente, porque o incremento atual, de 11%, é inferior à inflação acumulada nos últimos dois anos.

Fonte: AviSite



Data da Notícia: 25/04/2013
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.