Notícias boas para o agronegócio catarinense

Portal do Sistema Fecoagro

A semana que passou foi positiva para o agronegócio de SC e do Brasil. Alguns fatos merecem serem destacados, até para reconhecermos que não só de críticas ou informações negativas são destaques na mídia e no nosso meio.

A primeira foi o anúncio do governo da Coreia do Sul e do Ministério da Agricultura do Brasil de que temos frigoríficos catarinenses, dentre eles da Aurora, liberados para exportar carne suína para aquele país asiático. Era uma expectativa de mais de 10 anos, haja vista que a Coreia do Sul, além de grande consumidora da carne, a exemplo do Japão e dos e Estados Unidos, representa um certificado de qualidade dos nossos produtos, quando liberam importações, podendo influenciar para exportaçoes a outros países de melhor poder aquisitivo, consequentemente, oferecendo melhor preço.

Entretanto, há necessidade ter cautela com os resultados imediatos de negociações. Como disse o presidente da Aurora, Mario Lanznaster, por ocaisão da liberação de exportações para o Japão, o fato do governo daquele país ter liberado, não significa negócios automáticos, pois a partir de agora entra resolver problemas burocráticos entre os dois países; probelmas tributários usuais na Coreia; tipos de cortes costumeiramente consumidos por lá e também as negociações de preços.

Afinal o governo não compra, apenas autoriza, e cabe aos empresários as negociações e certamente nosso país terá que disputar com outros fornecedores tradicionais. Mas para que isso ocorra, sem dúvida primeiro precisamos da autorização concedida que não deixa de ser uma conquista importante para as agroindústrias catarinenses, e esperamos que repercuta também aos suinocultores.

Outro fato importante anunciado na última semana, foi a confirmação do crescimento da produção leiteira em nosso estado. Passamos a ser o quarto estado maior produtor de leite, com avanços signifcativos, segundo divulgou a Secretaria da Agricultura do estado. Pode parecer que um quarto lugar é um prêmio de consolaçao, mas se considerando a nossa área produtiva, nossa estrutura fundiária, e a predominância de agricultra familiar, avançamos bem, muito mais do que outros estados com maior estrutura para a produçao leiteira. Para Santa Catarina a atividade leiteria é de grande importância, pois trata-se de uma renda mensal considerada adicional nas familias e que garante uma rentabilidade positiva com compensaçao financeira, muito embora com frequentes problemas de preços do leite, como acontece nesse momento. O uso de tecnologia nas pastagens tem propiciado o aumento de produtividade até com menor custo, comprovando que o fato de ser pequeno produtor não significa que não pode aumentar sua renda através da tecnologia.

E por último, na semana que passou, tivemos a oportunidade de assistir uma palestra de um economista especializado do Banco Itaú, que reuniu empresários em Florianópolis que apresentou as expectativas do banco com a economia brasileira. O relato é de futuro próximo positivo. Acredita que PIB vai se tornar positivo neste ano, ampliando os índices em 2018, e a retomada do crescimento do país tende a ser contínuo, restabelecendo o emprego, e melhorando a situação para todos. Apesar do caos político que país enfrenta, com tantas notícias ruins e comportamentos questionáveis de um grande número de políticos, a nossa economia anda descolada disso tudo e, segundo o economistas a partir de definições de algumas pendências políticas, como a reforma da Previdência que consideram indispensáveis, o país retornará aos trilhos e a população deixará de sofrer; e o pessimismo irá embora. É tudo previsão, mas de alguém que está por dentro do que acontece na economia brasileira e mundial, e que até se prove em contrário, devemos acreditar.

Portanto, não só de notícias ruins vive a população brasileira. E cada um de nós devemos dar a nossa parte, e assim contribuiremos para sair definitivamente da crise. Pense nisso.



Data da Notícia: 09/10/2017
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.