Na pauta cambial, frango só perde para soja, minério de ferro e petróleo

Avisite

As exportações de carne de frango fecharam os cinco primeiros meses de 2014 com uma receita de US$2,666 bilhões, valor 12,5% menor que o alcançado em idêntico período de 2013.

O resultado, sem dúvida, é desagradável. A despeito, porém, desse recuo, a carne de frango ocupou o quarto lugar entre os principais produtos exportados pelo País, ficando atrás apenas da soja, do minério de ferro e do petróleo em bruto.

Ou seja: é um desempenho nada desprezível. E que, por outro lado, também indica que a carne de frango não está sozinha ao vir apresentando resultado negativo na receita cambial. Como outros produtos, seu desempenho apenas reflete a recessão observada mundialmente.

Aliás, apenas dois produtos – soja (em grão ou farelo) e carne bovina – vêm impedindo que a balança comercial brasileira apresente resultados piores que os observados. Pois, graças exclusivamente a eles, o grupo dos 10 principais produtos encerrou os cinco primeiros meses de 2014 com uma receita cambial 4,38% maior que a de idêntico período de 2013.

O aspecto preocupante dessa expansão – não acompanhada pelos demais produtos, cuja receita cambial recuou mais de 10% - é que o grupo dos 10 principais produtos passou a ter peso preponderante na balança comercial, respondendo, sozinhos, por mais de 50% da receita cambial brasileira. Mesmo assim não evitaram que a receita cambial brasileira chegasse a maio de 2014 com um resultado quase 3,5% inferior ao de janeiro-maio de 2013.

exportação



Data da Notícia: 04/06/2014
O SINDICARNE / ACAV / AINCADESC utiliza cookies para a geração de estatísticas nos acessos do site, essas informações são armazenadas em caráter temporário exclusivamente para esta finalidade. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento.