Notícias Agrícolas
Na Bolsa de Chicago (CBOT), os futuros da soja reduziram as perdas ao longo do pregão desta segunda-feira (21). Às 12h43 (horário de Brasília), as principais posições da commodity exibiam perdas entre 4,00 e 2,25 pontos. O vencimento novembro/17 era cotado a US$ 9,35 por bushel, enquanto o janeiro/18 operava a US$ 9,43 por bushel.
Sem grandes novidades, os investidores permanecem atentos ao comportamento do clima no Meio-Oeste dos EUA. "As condições climáticas melhoraram e independentemente da ameaça algumas culturas já foram aprovadas", destacou Phin Ziebell, economista de agronegócio do National Australia Bank, em entrevista à Reuters internacional.
Segundo os últimos mapas do NOAA - Serviço Oficial de Meteorologia do país - nos próximos 8 a 14 dias, as chuvas deverão ficar dentro da normalidade em grande parte das regiões produtoras do grão no país. No mesmo período, as temperaturas deverão ficar abaixo da normalidade.
Até a semana anterior, cerca de 59% das lavouras de soja estavam em boas ou excelentes condições, conforme dados do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Os números serão atualizados no final da tarde desta segunda-feira.
Como fator de suporte, o USDA reportou a venda de 661 mil toneladas de soja. Do total, 463 mil toneladas foram adquiridas por destinos desconhecidos e deverão ser entregues na temporada 2017/18.
O restante, de 198 mil toneladas do grão, foram compradas pela China e também serão entregues no ciclo 2017/18.
Já os embarques semanais da soja ficaram em 665,2 mil toneladas na semana encerrada no dia 17 de agosto. Na semana anterior, o número ficou em 590,6 mil toneladas do grão.