Na Austrália, vírus da Influenza Aviária é detectado em poedeiras e também em uma criança

No momento, nenhum dos cinco continentes se encontra livre do vírus da Influenza Aviária. Pois sua presença acaba de ser confirmada na Austrália, onde afetou uma granja de postura e uma menina, cuja idade não foi revelada.

O caso humano – uma infecção causada pelo H5N1 – não é considerado autóctone. Segundo as autoridades de saúde australianas foi trazido da Índia, de onde a criança saiu em março passado. Já está superado e a menina passa bem.

A ocorrência na avicultura tem como origem as aves silvestres. Foi detectado no estado de Vitória, sudeste australiano, o mais densamente povoado do país e onde está localizada a cidade de Melbourne, capital do estado. A granja afetada tem um plantel de 400 mil poedeiras e está localizada na cidade de Meredith.

As primeiras informações sugerem que não se trata do H5N1, mas de uma cepa do tipo H7, também de alta patogenicidade. Por isso, todas as medidas recomendadas – depopulação, isolamento de área – foram adotadas e toda a avicultura australiana se encontra em estado de alerta.

Aparentemente, esta é a primeira vez que um vírus de alta patogenicidade da Influenza Aviária (IAAP) é detectado na avicultura da Austrália. Porém, o noticiário local dá conta de que em 2020 o estado de Vitória foi palco de um surto de H7N7, “o mais recente dos nove surtos de IAAP na Austrália desde 1976, conforme o governo”.

Fonte: OvoSite

Data da Notícia: 23/05/2024