Modernização na inspeção de frangos: SIF adota monitoramento microbiológico

Para aprimorar a segurança alimentar, o Sistema de Inspeção Federal (SIF) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) começará a implementar este mês um novo procedimento de monitoramento microbiológico no processo de abate de frangos. Esse avanço tecnológico, apoiado por uma pesquisa da Embrapa Suínos e Aves, em Concórdia (SC), tem como objetivo identificar de forma mais eficaz os riscos de contaminação por microrganismos.

O foco desse novo procedimento está no monitoramento das bactérias Enterobacteriaceae, presentes no trato gastrointestinal dos animais e indicadoras da qualidade higiênico-sanitária do processo, assim como da possível presença de Salmonella spp., uma das principais causas de condenação de carcaças nos frigoríficos.

A implementação dessa medida foi oficializada pela Portaria SDA/MAPA Nº 1.023, de 29 de fevereiro, afetando todos os abatedouros frigoríficos registrados no SIF. “Este é um marco importante na revisão e modernização da inspeção de abate em frigoríficos”, celebra Luizinho Caron, pesquisador da Embrapa e líder do projeto iniciado em 2016 a pedido do Dipoa/Mapa.

A determinação dos limites microbiológicos para essa avaliação resultou de extensas pesquisas e coletas de dados em abatedouros da Região Sul, realizadas por uma equipe multidisciplinar da Embrapa, Dipoa, universidades públicas e outras instituições. Após um processo de validação desses limites em frigoríficos de várias regiões do Brasil, a Portaria 1023 foi publicada, marcando um novo capítulo na inspeção de produtos de origem animal no país.

O projeto de “Revisão e Modernização do SIF” não apenas foca na detecção de Salmonella spp., mas também visa estabelecer um modelo de inspeção baseado no risco, contribuindo para a redução de doenças transmitidas por alimentos e melhorando a reputação da carne de frango brasileira no mercado internacional.

Fonte: Canal Rural

Data da Notícia: 12/03/2024